Nesta quinta-feira (23/06/2016), às 20h, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizará a 6ª Festa Nacional da Tainha, onde também consta a programação da 31ª Festa da Tainha, 39ª Festa do Pescador e 8ª Feira Regional da Tainha, um dos maiores eventos turísticos do Paraná. A realização da festa é uma determinação do prefeito Edison Kersten visando o incentivo ao turismo de Paranaguá e a movimentação da economia local.
“A Festa Nacional da Tainha é um evento tradicional do Paraná, que atrai turistas do litoral, de todo o estado e do Brasil, tendo como carro-chefe a tainha, produto típico da nossa região e obtido por meio dos nossos pescadores. A festa é importante para toda a economia local, por trazer turistas e clientes do próprio município. Além disso, aproveitaremos o evento para a conscientização da população contra a dengue, algo que deve ser contínuo”, afirma o prefeito Edison Kersten.
Segundo o presidente da Fumtur, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima, além da oferta de pratos voltados à tainha e aos frutos do mar, entre outras atrações gastronômicas, haverão shows regionais, atrações culturais, artesanato e corrida de canoas. “Este ano o evento será a festa da família, como uma opção de diversão saudável aos munícipes. Seguindo determinação do prefeito Edison, oferecemos uma programação atrativa e diversificada para todos os cidadãos. O objetivo é também movimentar a economia, beneficiando nossos comerciantes, hotéis, restaurantes e comércio, entre outros setores que lucram com este evento, gerando empregos e movimentando economia parnanguara”, completa.
O evento conta com uma parceria para estruturação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que através do seu secretário, Silvio Maurício Bezerra Geraldo, deu total suporte à Fumtur e aos organizadores do evento. “Além disso, temos que destacar a importância dos nossos pescadores, responsáveis pelo carro chefe da festa: a tainha, que é pescada em nosso litoral. Nossa pasta apoia continuamente os pescadores artesanais, que lucram com esta atração, algo extremamente importante para as nossas famílias”, completa.
O evento ainda conta com o apoio da Z1 Colônia de Pescadores e 65 Destinos Indutores. A programação da 6ª Festa Nacional da Tainha será divulgada em breve.
Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi.