Desde a inauguração, em janeiro de 2014, o Aquário Marinho de Paranaguá, no Litoral, recebeu mais de 300 mil visitantes. Somente em janeiro deste ano, o aquário foi visitado por 55.274 pessoas, a maioria adultos.
“O Aquário de Paranaguá presta um importante serviço para a população ao apresentar espécies da fauna aquática, principalmente da nossa bacia litorânea, que é muito rica em beleza e qualidade. Assim, elas podem entender melhor a necessidade de preservar o meio ambiente”, diz o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
O local pertence ao IAP e é administrado pela empresa Acqua Mundo, que também cuida do Aquário de Guarujá, no Litoral de São Paulo.
INFRAESTRUTURA – Dividido em três pavimentos, o Aquário de Paranaguá é um dos maiores do País, com aproximadamente dois mil metros quadrados. O local conta com 23 tanques, biblioteca, auditórios, espaço para exposições, brinquedos infláveis, loja e lanchonete.
Entre os espaços, os que mais atraem o público são os tanques de toque. Neles, os visitantes podem tocar nos animais e é possível ter experiências sensoriais.
O público pode conhecer mais de 200 espécies de animais que vivem em água doce e salgada. As atrações que mais chamam a atenção das crianças e dos adultos são os tubarões, pinguins, raias, recifes de coral e manguezal.
Como novidade, até o fim de fevereiro o Aquário Marinho deverá abrigar um novo tubarão adulto. Com aproximadamente dois metros de comprimento, a fêmea da espécie irá ocupar o tanque oceano.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Para desenvolver a educação ambiental com crianças e jovens, o Aquário de Paranaguá tem uma programação especial para as visitações de estudantes de escolas públicas e particulares no local.
As atividades contam com monitores e variam entre palestras, jogos lúdicos e estudos dirigidos, e envolvem assuntos como conservação e evolução dos animais e poluição marinha.
As escolas interessadas devem fazer o agendamento dos grupos de estudantes pelo telefone (41) 3425-8063 ou pelo email ambiental@aquariodeparanagua.com.br.
Fonte: Governo do Estado.