A Biblioteca Pública Mário Lobo, em Paranaguá, promove uma programação especial de segunda (17/08/2015) a quarta-feira (19/08/2015). As atividades fazem parte da comemoração de dois anos da instituição, que é a primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná. Serão realizadas, entre outras atividades, oficinas e contação de histórias. Também estão previstas visitas de alunos de escolas públicas da região. A entrada é franca.
Um dos destaques da programação é a exposição dos alunos do Colégio Bom Jesus, que produziram desenhos em homenagem à Biblioteca. No segundo dia de evento (18), a escritora Cecília Ferreira Leal participa de um bate-papo.
O último dia de programação (19) será dedicado à musica. A partir das 15h, o coral infantil da Secretaria Municipal de Educação Integral se apresenta. Às 18h, o cantor lírico Wanderlem Silva e a pianista Marília Cavalari realizam o recital “Série amazônica: as lendas brasileiras”. Na sequência, às 19h, os professores de música da Casa Brasílio Itiberê fazem uma performance.
Para o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, essas atividades reafirmam a importância da Biblioteca Mário Lobo na cultura de Paranaguá. “Em dois anos, a Biblioteca se transformou em um importante centro cultural da cidade. Além de contar com um ótimo acervo, realiza diversas atividades que aproximam crianças e adultos do livro e da literatura”.
HISTÓRICO – A Biblioteca Pública Mário Lobo iniciou suas atividades em agosto de 2013. Primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná no Estado, a Biblioteca foi instalada em um edifício histórico, que até 2007 abrigava a Santa Casa da cidade.
O novo espaço recebeu um acervo de 10 mil volumes, que inclui livros de Literatura, Artes Visuais, História e Geografia, entre outras áreas do conhecimento. O prédio foi completamente reformado, ganhou mobiliário, equipamentos de informática, auditório e espaço para exposições.
O projeto da Biblioteca Pública Mário Lobo foi elaborado pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná e viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio da Renault do Brasil, Copel e Terminal de Contêineres de Paranaguá.
Programação:
Dia 17
9h — Programação escolas
Mostra dos alunos do Colégio Bom Jesus
De 13h30 às 17h30 — Hora do conto com história “Biblioteca Mário Lobo”
Oficina — Livreto
Dia 18
9h — Programação escolas
13h30 às 17h30 — Hora do conto: “Contos africanos”, “O papagaio que não gostava de mentiras” e “O tatu, a onça e a coruja”
Oficina — Confecção de coruja reciclável com rolinho de papel higiênico.
16h — Bate-papo com a escritora Cecilia Ferreira Leal
Dia 19
9h — Programação escolas
13h — Hora do conto: “O porquinho e o lobo mau” e “O pato e a raposa”.
Oficina: Cofrinho de porquinho reciclável com rolinho de papel higiênico
15h — Coral infantil da Secretaria Municipal de Educação Integral
16h — Mostra dos desenhos em homenagem à BPML feita pelos alunos do Colégio Bom Jesus
18h — Recital “Série amazônica: as lendas brasileiras”, com Wanderlem Silva e Marilia Cavalari
19h — Apresentação dos professores de música da Casa Brasílio Itiberê