Defesa Civil e Corpo de Bombeiros disparam alerta por conta das chuvas.
De sábado até hoje às 7h choveu 105 milímetros, o que levou as autoridades a percorrerem as áreas atingidas e orientarem moradores a deixar suas casas. Alguns até procuraram parentes, mas já retornaram.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e o Corpo de Bombeiros dispararam alerta no final da manhã desta segunda-feira (1.º de agosto) por conta da chuva nos últimos três dias, principalmente nas áreas afetadas pela enxurrada de 11 de março. Isso porque foi registrado nível pluviométrico de 105 milímetros de chuva entre sexta-feira e as 7h desta segunda-feira, totalizando 96 horas. Moradores da região da Floresta de Cima, que pertence a Paranaguá, foram orientados a deixar suas casas, tendo em vista que a área já havia sido declarada de risco.
Informações do coordenador da Comdec, o secretário municipal de Defesa Social Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior, no início da tarde desta segunda-feira, dão conta de que os moradores da Floresta de Cima “não estão correndo risco, mas o acesso pode ficar comprometido e isolá-los”. “Algumas pessoas chegaram a ir para casas de parentes, mas tivemos informações de que já voltaram, porque a chuva acalmou um pouco”, explicou Paulo Emmanuel por volta de 16h30.
Membros do Corpo de Bombeiros e da própria Comdec continuam em alerta máximo na região da Floresta, e percorreram também a Colônia Santa Cruz, ainda pela manhã. O coordenador da Comdec afirma que não há motivo para pânico. “A situação está controlada. Estamos monitorando o nível dos rios e vamos permanecer nas áreas atingidas até tudo se normalizar. Visitamos os locais atingidos em 11 de março, para avaliar as condições do que restou e até mesmo dos morros”, salientou. Ele disse também que todos os problemas, bem como a reconstrução das pontes, recuperação definitiva das estradas, limpeza e dragagem dos rios “serão minimizados quando houver liberação de recursos das obras por parte do Estado, o que a população aguarda ansiosamente”. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que a chuva continue até a próxima quarta-feira.
Data: 01/08/2011
Jornalista: Osvaldo Capetta
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ