Eco Cine terá exibição de filmes a partir da próxima semana

Projeto de cinema prevê exibições gratuitas de cerca de 220 filmes aos alunos da rede pública de ensino e a comunidade em geral a partir de 1º. de Junho

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas precisará de pessoas para tornar o sonho em realidade. Gente pequena é gente inocente que sente o que a gente que é grande não sente, ou se sente reprime a semente com medo de amar.Quem compartilha não vive em brigas não faz as intrigas nem teme as feridas, pois cai, mas sacode a poeira e consegue andar”.

Essas foram às palavras iniciais da abertura do Projeto “Ecocine”, idealizado pela empresa Educare, patrocinado pela empresa Dixie Toga e que consiste na adaptação de salas/salões e áreas afins para possibilitar a exibição gratuita de filmes digitais para os alunos da rede pública de ensino, como também para a comunidade em geral, utilizando-se uma estrutura metálica de alta qualidade de som e imagem.

Um verdadeiro presente viabilizado pela Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa” a todos os parnanguaras que poderão participar de sessões gratuitas de cerca de 220 filmes de todos os gêneros e para todas as idades.

A programação, coordenação e avaliação dos resultados alcançados pelo projeto ficarão a cargo do pedagogo Ari Rodrigues e pela Acadêmica de Pedagogia Maryanna Domingues sob a supervisão da FUMCUL.

Segundo a diretora de Ação Cultural da FUMCUL, Olga Maria e Castro,esse novo espaço possibilita desenvolver a criatividade, projetar emoções, para que a criança se torne um cidadão mais crítico, consciente e participativo na sociedade em que vive. É urgente auxiliar crianças e jovens na dificílima tarefa de se tornarem criaturas felizes e de se transformarem em pessoas preocupadas com a defesa dos seus direitos e das outras pessoas”, diz Olga.

Já para Acadêmica de Pedagogia e coordenadora do projeto em Paranaguá, o “Ecocine” é mais do que uma nova forma de entretenimento, é uma grande forma de aprendizado. Cada filme vem acompanhado com um livro que permite ao público participante identificar o processo de criação de ambos colaborando desta forma com a fomentação do processo ensino aprendizagem, além de viabilizar a realização de bate papos para um público diversificado que vai desde a educação infantil até aos acadêmicos de várias áreas de ensino, chegando também ao público da terceira idade,relata Maryanna.

As exibições iniciarão a partir do dia 01 de junho e será necessário o agendamento prévio para as participações.

Participar

As escolas da rede pública de ensino deverão entrar em contato com o departamento de Ação Cultural da FUMCUL, através do número 3420-2929.

Primeiramente os professores interessados marcarão uma visita para a escolha do título a ser exibido, o dia, que poderá ser quinta ou sexta – feira, e horário da apresentação, manhã, tarde ou noite. A idéia de deixar a escolha ligada aos professores deve-se ao fato de que muitas vezes algum título pode ser inserido no processo de aprendizagem do aluno.

Já a comunidade em geral poderá participar das sessões aos domingos, nos seguintes horários: 14, 17 e 19 horas. Os títulos exibidos aos domingos serão escolhidos pela própria população. A FUMCUL disponibilizará no site www.fumcul.com.br quatro opções que irão para votação. A mais votada será exibida na semana correspondente.

Texto: Fumcul

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.