Cerca de 500 mil pessoas devem passar pelo santuário entre os dias 6 e 16 de novembro de 2011. A festa de Nossa Senhora do Rocio é o terceiro maior evento religioso do Brasil.
Olhos molhados, joelhos dobrados e um coração cheio de devoção. Foi assim que Maria Tereza da Rosa alcançou a primeira graça registrada na 198ª edição da festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, que começou ontem em Paranaguá. Maria saiu de Jacarezinho em caravana e percorreu 485 km em direção ao santuário do Rocio, em Paranaguá. E para sua surpresa, logo na primeira novena, às seis da manhã reencontrou seu irmão Moacir Cesário da Rosa, de 67 anos, que estava na igreja. Eles haviam perdido contato e não se viam há 37 anos. “Sou grata a Nossa Senhora por mais esta graça. A alegria ao revê-lo foi tão grande que não consegui conter as lágrimas. Eu pensava que ele estava morto” disse emocionada.
A festa da padroeira do Paraná começou com extensa agenda religiosa com novenas às 06h, 09h, 11h, 18h e 19h. Às 16 horas foi realizada a primeira edição de uma procissão ciclística, com o objetivo de pedir paz e respeito ao meio ambiente. Aproximadamente 1 mil ciclistas participaram, de acordo com a guarda municipal. A procissão contou com fiéis de todas as idades; e seguiu da Praça dos Leões, no centro da cidade até o santuário.
Considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil, a festa promete movimentar a cidade de Paranaguá no período de 06 a 16 de novembro. De acordo com o padre Sérgio Campos, Reitor do Santuário, cerca de 500 mil pessoas devem participar do evento este ano. “Caravanas de todo o Brasil vão vir para a nossa tradicional festa. Só no dia 15 de novembro, em que teremos procissão dos milagres, temos uma expectativa de receber mais de 100 mil fiéis”, diz Campos.
Na programação está prevista a 5ª “Procissão Motorizada” para pedir Paz no Trânsito. E ainda a 8ª “Procissão Marítima” pela Baía de Paranaguá, para relembrar o encontro da imagem da santa em 1648 e a intercessão de Nossa Senhora do Rosário do Rocio na vida dos pescadores e marinheiros.
Atrações
Um palco externo foi montado na Praça da Fé, em frente à igreja, e estão previstos para todos os dias do evento manifestações artísticas e culturais, além de shows com artistas regionais e nacionais. Neste ano, os visitantes vão poder provar o famoso barreado, comida típica do litoral, que é servido em um salão anexo à igreja a um preço de R$ 20 por pessoa.
Para obter informações sobre a programação completa da festa de Nossa Senhora do Rocio: ligue para (41) 3423-2020.
Domingo, 06/11/2011
Sandra Terena / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Oswaldo Eustáquio, correspondente