Com presença de aproximadamente 100 mil pessoas durante as festividades do “Aniversário de 369 anos de Paranaguá”, a Polícia Militar montou um mega esquema de segurança, a fim de garantir a tranquilidade e segurança dos munícipes e turistas que frequentam a cidade nesses dias. A Polícia Militar intensificou as ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo, durante os dias de festa, inclusive com apoio de equipes de outras unidades da Polícia Militar.
Através de um planejamento realizado pelo Comandante do 9ºBPM o Sr. Tenente-Coronel Rui Noé Barroso Torres, foi possível proporcionar que os munícipes e turistas tivessem tranquilidade e segurança nos dias de festa, as ações foram coordenados pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM). Com aplicação de todo o efetivo do 9º Batalhão, e de outras unidades da capital do estado, foi possível executar com êxito as ações preventivas e, as repressivas que se julgaram necessário, repressivas.
“Sempre que necessário este reforço será aplicado, com apoio do Governo do Estado, para que os turistas e moradores do litoral possam se divertir com segurança”, ressalta o Major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, que atualmente vem respondendo pelo comando do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Mais de 100 mil pessoas participaram dos festejos de “Aniversário de 369 anos de Paranaguá”, e para atender a grande demanda, além do material humano, ou seja, mais policiais, a corporação aplicou veículos como a Plataforma de Observação Elevada (POE), que possui câmaras de alta definição para auxiliar no monitoramento dos locais com grande concentração de público.
MONITORAMENTO – A PM contou com uma unidade de Plataforma de Observação Elevada (POE), tecnologia adquirida pelo Governo Estadual para a Copa do Mundo 2014, que auxiliam no monitoramento à longa distância e na aplicação do policiamento presença nos grandes eventos.
Os veículos possuem câmeras de alta definição, que podem ser utilizadas até mesmo em áreas pouco iluminadas, e podem flagrar situações a alguns quilômetros de distância. Com esse equipamento, as equipes podem supervisionar uma área grande e agir pontualmente nos locais onde houver a prática de crimes ou atitudes ilícitas, como furtos, roubos, abusos, vandalismo, brigas, tráfico e outras situações.
A unidade da Polícia Militar mobilizou equipes de Radiopatrulha (RPA), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), além do apoio do Regimento de Policia Montada (RPMon).
As viaturas locadas pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), que estão em plena atividade, também foram aplicados no policiamento, oferecendo mais agilidade no atendimento das ocorrências, facilitando o contato com a população nos grandes eventos. Também foi utilizados os módulos móveis para o atendimento à população, bem como o policiamento com motos, que atuaram não só no local do evento, como também em seus arredores, principalmente no eixo que liga a “Praça Mário Roque” até o “Terminal Urbano” onde milhares de pessoas cortam o Centro Histórico de Paranaguá no retorno para seus lares.
Fonte: Comunicação Social 9ºBPM.