Nesta sexta-feira (14/06/2019), as operações e manobras de atracação e desatracação de navios nos Portos do Paraná foram intensas. No mesmo ritmo seguem durante todo o final de semana. A previsão da Diretoria de Operações é que o cais público e píeres de Paranaguá sejam 100% ocupados nos próximos dias.
Segundo o diretor de Operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva Júnior, apenas para os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, já estão programados 15 navios – para atracar e carregar soja, milho e farelo.
“Estamos em crescente retomada nas movimentações. Até o final do mês, temos mais 20 navios agendados para chegar e operar no Corredor. O mesmo acontece com os navios que chegam para descarregar os fertilizantes e demais cargas”, afirma Teixeira.
Segundo Teixeira, no cais público do Porto de Paranaguá até 13 navios podem operar simultaneamente (do berço 201 ao 217); o que está previsto para este final de semana. Existem ainda, de acordo com o diretor, mais dois berços que devem ser ocupados no Píer Público de Inflamáveis; além de outros dois berços da Cattalini (granéis líquidos); e um no píer da Fospar (fertilizantes).
Portanto, para o final de semana, serão 18 navios operando ao mesmo tempo. “Esse movimento todo também faz a economia local movimentar bastante. Afinal, cada navio desse atracado proporcionar quatro turnos ininterruptos de escalação de trabalhadores portuários avulsos”, destaca o diretor.
OPERAÇÃO – De fertilizantes e outros granéis de importação (como malte), nesta sexta-feira (14) são cinco navios já operando no cais público e um na Fospar (privativo). Para o final de semana, assim que esses sejam descarregados, outros três já estão programados para atracar.
O ritmo também é intenso com programação completa para os três berços do Terminal de Contêineres de Paranaguá – 215, 216 e 217. No berço 215, nesta tarde, um navio movimentava veículos (nos dois sentidos) e outros três estavam programados para atracar ainda nesta sexta-feira – mais um de veículos e outros dois de contêineres.
PROGRAMAÇÃO – Enquanto outros portos do país têm mais berços especializados, com um operador portuário só atuando em determinados tipos de cargas, uma característica que se destaca nas movimentações do Porto de Paranaguá é a flexibilidade.
“Nós temos berços públicos, em condições de operar cargas diversas – conforme disponibilidade e demanda. Além disso, temos regulamento que cobra produtividade. Cada navio é obrigado a cumprir o que chamamos de prancha , uma meta de operação. Caso não cumpra, é multado e pode ser desatracado para dar lugar a outro navio que produza. Isso também garante agilidade e eficiência”, explica Teixeira.
As reuniões de programação de operação são diárias, de segunda a sábado. A programação definida nesses encontros saí todos os dias ao meio-dia e fica valendo até as 19h no dia seguinte.
“A eficiência se faz com organização, regras claras e com intervenções cirúrgicas quando algo não está girando bem no dia-a-dia”, conclui o diretor.
Publicado em 14/06/2019
Fonte: Porto Paranaguá.