A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançou uma campanha de educação ambiental com os resultados do Projeto Porto Escola – educação para a sustentabilidade. Foram instalados pela cidade outdoors com todos os trabalhos vencedores do 2º Concurso de Desenho do Projeto e que demonstram o envolvimento das crianças com os temas meio ambiente e os portos do Paraná.
Ao todo, dez estudantes da 5ª séria do ensino fundamental de nove escolas municipais tiveram seus trabalhos premiados no concurso de desenhos do projeto – realizado pela Appa em parceria com a Prefeitura de Paranaguá. Os outdoors com os desenhos premiados foram instalados nas proximidades das escolas em que os alunos vencedores estudam.
“O objetivo da campanha é incentivar e valorizar os trabalhos das crianças e mostrar boas práticas que vem sendo desenvolvidas dentro da Appa com o Projeto Porto Escola”, disse o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Queremos reforçar cada vez mais a interação entre comunidade, cidade e Porto, levando parte do conteúdo aprendido pelas crianças do projeto para as ruas de Paranaguá”, afirmou.
O Porto Escola apresenta aos alunos da 5ª série do ensino fundamental da rede municipal a importância econômica e social do Porto de Paranaguá, bem como noções básicas sobre cidadania, meio ambiente e segurança no trabalho. Além da exposição dos desenhos, os alunos também ganharam uma visita pela Baía de Paranaguá.
Os outdoors com os desenhos, que representavam a atividade portuária e o cuidado com o meio ambiente chamaram a atenção das pessoas. O auxiliar de escritório Jovani Carvalho acredita que a exposição pela cidade reforça o orgulho que o parnanguara preserva sobre seu porto. “O Porto de Paranaguá é o nosso maior patrimônio e é interessante ver como as crianças da cidade enxergam isso”, afirma.
A estudante Juliana Gomes ficou encantada ao ver a criatividade das crianças. Um dos outdoors foi instalado nas proximidades da sua casa. “O desenho é muito criativo e mostra detalhadamente a rotina do Porto. Fico contente em saber que foi feito por crianças tão jovens, com idade entre 10 e 12 anos. Estão de parabéns pela ação”, reforçou Juliana.
Os desenhos foram feitos em sala de aula, sob a supervisão do professor que acompanhou os alunos na visita ao Porto Escola. Os envelopes lacrados foram entregues na Appa e uma comissão julgadora selecionou dez trabalhos nos quesitos criatividade, originalidade e temática. A comissão foi formada por três servidores da Appa e outros três funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá.
PORTO ESCOLA – Criado pela Appa no início de 2015, o programa já recebeu dois mil alunos do 5º ano (de 10 e 12 anos de idade). O projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do estado e do país.
A faixa etária foi escolhida tendo em vista que o conteúdo Porto de Paranaguá é trabalhado durante o ano letivo. O atendimento acontece sempre às quintas-feiras, no período matutino. A visita dos alunos é dividida em dois momentos: palestra técnica e visita ao cais.
O objetivo do programa é justamente aproximar a cidade do porto apresentando os conceitos de sustentabilidade. “Este já é o segundo ano do projeto, que só cresce. Em 2016, conseguimos trazer alunos das escolas rurais e das comunidades ilhadas de Paranaguá, levando informação às crianças, que são o futuro da nossa cidade”, afirma Luiz Henrique Dividino.
Do início do projeto até o final deste ano cerca de 5 mil crianças serão recebidas no porto para a palestra informativa e a visita ao cais.
Confira os vencedores do concurso e o local em que os desenhos foram instalados:
1º – Rua Professor Cleto (Rede de Supermercados Bavaresco / Fundos Garagem Viação Rocio/ Centro)
Kauan Santos Lopes (5ºD) – Escola Municipal Graciela Elizabete Almada
2º – Rua Nestor Victor (AABB – Associação Atlética Banco do Brasil / Próx. Núcleo Regional de Educação / Centro)
Karolayne Alves de Oliveira (5º) – Escola Municipal do Campo Alvina T. Pereira
3º – Al. Cel. Elísio Pereira (Lado Rosibrás Atacadista / Próx. Hospital Regional do Litoral)
Vinícius Gabriel Ferreira Jacinto (5ºF) – Escola Municipal Arminda de S. Pereira
4º – Av. Bento Munhoz da Rocha Neto (Próx. Armazém da Dipasal / Próx. Aeroparque / Grêmio Recreativo Vicente Elias)
Samuel Kaleb de Souza (5ª A) – Escola Municipal Prof.ª Edinéa M. M. Garcia
5º – Rua: Arthur de Souza Costa (Lado Rede de Supermercados Bavaresco do Palmital / Quadra Poliesportiva Olé)
Allessanderson M. Costa (5ºE) – Escola Municipal Arminda de Souza Pereira
6º – Rua Domingos Peneda (Sede Campestre do Clube Literário – Marina / SESC de Paranaguá / SAMU Litoral)
Isaque Rosina de Vasconcelos (5º) – Escola do Campo Luiz Andreoli
7º – Av. Bento Munhoz Da Rocha Neto ( Lado Pizzaria Forno a Lenha / Posto de Combustíveis Mini / Jardim Samambaia)
Renan Lopes Saira (5ºD) – Escola Dr. Aníbal Ribeiro Filho
8º- Av. Bento Munhoz Da Rocha Neto ( Orfanato “O Bom Menino” / Próx. Telhas Rocha)
Jhonattan Mendes (5ºB) – Escola Municipal Prof.ª Rosiclair da Silva Costa
9º – Av. Ayrton Senna (BR 277 / Entrada da Cidade de Paranaguá / Próx. Posto de Combustíveis Aldo Locatelli / Lado Pátio PASA)
Rafael Rocha Figueiredo (5º) – Escola Municipal do Campo Nazira Borges
10º -Estrada das Praias Km 1,0 (Jardim Paranaguá/ Lado novo Supermercados Bavaresco Mais / Acesso Praias)
Melany Pereira Viana (5º D) – Escola Municipal Profº João Rocha dos Santos.
Fonte: Governo do Paraná.