No mês da igualdade feminina, entre manutenções, carregamentos e descarregamento de produtos agrícolas, profissional portuária conta sua trajetória

Aos 21 anos, Jaqueline Viana rompeu paradigmas ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de Operadora 2, no Terminal da Fospar, controlado pela Mosaic Fertilizantes no Porto de Paranaguá (PR). Ela assumiu a posição em fevereiro deste ano (2023), após a conclusão do curso técnico de eletromecânica no Senai, na qual foi a única mulher em uma turma de mais de 55 pessoas.

“É uma grande honra ter a oportunidade de ser a primeira a ocupar esse cargo”, diz. “Para uma mulher se inserir numa função executada majoritariamente por homens, é sempre um desafio. Por esse motivo sou imensamente grata à empresa pela oportunidade, de inserção, aprendizado e desenvolvimento na área de Operação e, acima de tudo, por confiarem no meu desempenho e entrega”.

Com a atuação em campo, ela tem entre suas atribuições realizar a gestão do processo de carga e descarga dos produtos, inclusive, sendo responsável por eventuais manutenções para garantir a segurança das operações no terminal.

Hoje, estudante de Engenharia de Produção, ela se apaixonou pela área industrial, sonha alçar voos ainda mais altos e assumir um cargo de gestão no futuro. “Vou subindo a escadinha até chegar à gerência de manutenção ou operação. É isso que me move, atualmente.”

Igualdade de gênero e diversidade na Mosaic Fertilizantes
Como uma das signatárias do Women in Mining e do Women’s Empowement Principles, da ONU, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, busca avançar na promoção de um ambiente diverso e igualitário. Para isso, tem uma série de políticas voltadas para o incentivo da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade.

Entre as inciativas adotadas, o programa Elas na Indústria, desenvolvido em parceria com o Senai, é uma das concretizações dos compromissos da companhia para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas, igualdade de gênero e maior diversidade.

Além disso, a companhia lidera o comitê de Diversidade da Carta Compromisso do Setor Mineral, publicada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), com o objetivo de incentivar a ampliação do número de mulheres atuantes no setor.

Programa de Estágio: compromisso com diversidade e inclusão
Em linha com seu propósito de ampliar a diversidade étnico-racial e de gênero no ambiente de trabalho, a Mosaic Fertilizantes está com as inscrições abertas para seu programa de estágio “Novos Talentos”, voltado exclusivamente para pessoas negras e mulheres com graduação a partir de dezembro de 2024. A iniciativa inclui oportunidades em Paranaguá.

A previsão de início para os estudantes selecionados é outubro de 2023. Os interessados podem se inscrever até 3 de setembro pelo site: https://mosaicfertilizantes.across.jobs/.

Sobre a Mosaic Fertilizantes
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Conheça nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Assessoria CDN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.